Se você assiste o programa Pânico na TV, deve conhecer o Fã, um cara que enlouquece sempre que vê algum famoso. Pois num é que ele tá na Bolero?
Calma, calma. Explico.
A agência contratou o personagem para fazer uma ação para o novo cliente DuBoi, fábrica de hambúrguer. Nela, o Fã fica insano ao provar um no Shopping Aldeota em um shopping de Fortaleza.
Foi tudo filmado e transformado num VT. Apenas dois profissionais da agência sabiam da ação e acompanharam tudo sentados na praça de alimentação.
Ah, vale lembrar que o filme foi enviado exclusivamente para o Rafiado, até mesmo antes de ser veiculado. Então, vocês verão algumas marcas ao fundo, mas que posteriormente serão borradas para ser veiculado na TV.
Ficha Técnica
Criação: Jorge Kubrusly, André Mota e Renato Barreto.
Produtora: Ursa Maior Filmes
UPDATE!
Segue abaixo o VT finalizado e pronto para veiculação. Novamente, em primeira mão no Rafiado.
















February 2nd, 2010 at 8:29 am
o legal é o temporal e o renato sendo figurantes ali atrás.
February 2nd, 2010 at 8:42 am
Nooooooooooooooosssssssssa Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiito
Booooooooooooooooooooooooom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
February 2nd, 2010 at 8:43 am
kkkk!! Enquanto carregava o vídeo, eu já me abria. kkkk!! Muito bom!! kkk.
February 2nd, 2010 at 9:38 am
Bem bom, curti!
February 2nd, 2010 at 9:46 am
Parabéns Bolero gostei pra caramba.
February 2nd, 2010 at 9:55 am
Noooossa! Ficou bacana!
February 2nd, 2010 at 10:39 am
kkkkkkkkkkkkk, massa
February 2nd, 2010 at 11:01 am
Muito bom! Parabéns pra Bolero. Show de bola….
February 2nd, 2010 at 11:03 am
Legal, quase mata o pessoal de susto!
February 2nd, 2010 at 11:12 am
Ação muito boa.
Mas o Temporal é “robert”. Eehehe.
February 2nd, 2010 at 11:41 am
Gostei, viu? Acho que virei fã dessa ação. hahaha
Parabéns, moçada!
February 2nd, 2010 at 11:48 am
Esse faz parte da série “gostaria de ter feito”
February 2nd, 2010 at 11:50 am
curti! curti! curti!
Parabéns Bolero.
February 2nd, 2010 at 12:01 pm
Muito bommm! Parabéns moçada!
February 2nd, 2010 at 1:45 pm
Achei massa.
February 2nd, 2010 at 2:31 pm
muito legal mermo!
February 2nd, 2010 at 4:24 pm
Parabéns pela ousadia, show de ação.
February 2nd, 2010 at 5:02 pm
Legal a ação! Parabéns!
Agora o nome “DuBoi” é foda viu!
February 2nd, 2010 at 6:39 pm
Finalmente a bOLeRo acertou.
Parabéns!
February 2nd, 2010 at 6:42 pm
Muito Boa Bolero, Muito Boa!!!
February 2nd, 2010 at 8:41 pm
Hahahahaha
Confesso que não conheço esse personagem, mas achei boa a iniativa da ação.
February 2nd, 2010 at 9:40 pm
Colando aki os twittes que fiz em relação a esse post:
1) Os blogs de propaganda bem que podiam postar o conceito da campanha junto com cada propaganda postada. Bem, uma sugestao.
2) Prop. da Bolero, DuBoi, no Rafiado, @Kenzo_Kimura: Ql conceito? De ql campanha? Pra quais valores? Como tanta gnt consegue comentar?
3) Poder ser “muuito boa” ou ridícula. Estimular discursões e coments + fundamentados.Fica sugestão pros blogs, peguei Rafiado cmo exemplo.
4) Ñ só pros blogs, mas pro jeito de pensar e avaliar as propagandas. Seria massa se cada um q comentou descrevesse pq “bOLeRo acertou.”
É isso. Propaganda massa pela ousadia e inovação. Mas ficou a desejar, mais uma vez, como muitas das postagens(ñ só do Rafiado, como tantos outros blogs de Propaganda), mais sobre a estratégia, público, quais valores quiseram transmitir agregando a marca “Fã” à marca Duboi, sobre o DuBoi(o que ser? só achei no Google um Frigorífico na Barra do Ceará. É? Por mas que falasse só do Hamburguer, juro q pensei q fosse uma nova lanchonete, tipo Catatau).
Aí sim, os posts vão estimular a pensar, a comentários embasados e ser digna de ser comentada como aCriativa, aQueAcertou…
February 2nd, 2010 at 11:57 pm
ação shooooowwwwliinnggg de bola!
February 3rd, 2010 at 9:17 am
Me desculpe Pedro, mas o conceito está explícito no comercial. Mas respondendo de forma geral, sem focar na peça do DuBoi. Não concordo que nenhuma peça publicitária necessite de tantas legendas. Ela deve ser entendível por si só, nunca soube de algum comercial que passou na tv e apareceu alguém explicando depois o porquê da veiculação. Acho que é ai os criativos entram e trabalhamo todos os dias para passar uma mensagem eficiente em 30s ou 60s.
February 3rd, 2010 at 9:31 am
Ei má, mó legal, ó.
February 3rd, 2010 at 9:31 am
“Então, vocês verão algumas marcas ao fundo, mas que posteriormente serão borradas para ser veiculado na TV”
só “fliparam” as cenas, deixando tudo invertido, pessoas, marcas, e etc, esquisito!
February 3rd, 2010 at 9:49 am
A imagem foi flipada porque a referência foi o programa do pânico. Essa é a maneira que eles fazem para omitir, ou pelo menos dificultar a leitura de outras marcas.
February 3rd, 2010 at 11:03 am
Dali Jorge, blza?! Concordo com seu ponto de vista sim. Porém, me referi a outro, a de um blog de propaganda. A minha sugestão foi de estimular um maior conhecimento da propaganda, nada demais, só de inserir detalhes como:
- Apresentar a marca, (enfim, o DuBoi é um frigorífico ou lanchonete?);
- A estratégia do vídeo(vai passar no comercial da novela das 8 ou em links/vídeos patrocinados no Youtube junto com um hotsite?);
Pronto, nem vou citar outros. Enfim, dar uma pitada de planejamento, sobre processo criativo, sobre o que agência espera alcançar, principalmente essas mais ousadas…
Assim, propagandas boas podem se tornar aos nossos olhos geniais, não só pela propaganda em si, mas pelo todo. Como também as ousadas podem se tornar peixe fora d’agua.
Fica a sugestão Kenzo. Abs
February 3rd, 2010 at 11:50 am
Fala, Pedro. Valeu pelas dicas.
Mas, quanto ao primeiro item, acredito que o post deixa claro quando diz: “…fazer uma ação para o novo cliente DuBoi, fábrica de hambúrguer”.
De qualquer forma, sempre que possível tentarei abordar as outras sugestões.
Abs.
February 3rd, 2010 at 11:58 am
Pedro, isso tudo é bem legal falando, mas vai fazer pra ver hehe. Até mesmo a proposta do rafiado mesmo não é nem de ser essa enciclopédia toda e sim uma vitrine do que anda saindo de legal no nosso mercado.
Se o Kenzo fosse elaborar tudo isso para postar algo pode ter certeza que teríamos bem menos posts aqui hehe. Mas lógico há casos e casos =)
E Jorge, falar de “ela deve ser entendível por si só” me lembra a época do mídiaprivada, que muita gente não entendia que para criticar é preciso apenas ser atingido pela peça e só.
Aí vinham aquelas extensas defesas e debates hehe, era engraçado acompanhar aquilo!
February 3rd, 2010 at 12:01 pm
Gostei, não tem como não rir.
February 3rd, 2010 at 12:21 pm
Tem gente que assim como não entendeu o conceito do VT, também não entendeu o conceito do blog.
February 3rd, 2010 at 12:29 pm
Certeza, ñ existia passatempo melhor lecoast.
Kenzo, é realmente ñ tinha visto “fábrica de hambúrguer” no post. Erro do “navegante aqui” hehe. E o blog nunca teria culpa ñ, longe disso. Só quis sugerir, uma das foi algo que ñ vi.
É sei como é na realidade. Ñ precisa ser enciclopédia não e nem digo que falta pro blog ser bom não… só que as vezes dá curiosidade e vontade de saber, aprender além das peças e ver o conjunto… Principalmente as mais ousadas, como essa. E ñ é pra sair criticando, azedando, nem metendo o dedo. É pra conhecer o todo da ousadia, algo que muitos não tem paciência antes de sair falando, tanto rasgaando elogios como também jogando na privada. A peça é uma ponta da propaganda.
É isso. Valeew
February 3rd, 2010 at 1:43 pm
Deve ser uma delicia esse novo sanduiche do Bobs.
February 3rd, 2010 at 4:59 pm
BNão tenho nada contra a Bolero nem ninguém do mercado. Não quero criar polêmica nem fazer confusão, apenas vou dar minha opinião de “velho” e dono de casa. Primeiro fiquei achando que era uma ação. Pô, seria legal. Ia dar o que falar. Mas é um comercial, né? Não sou fã do Fã, então… Minha opinião acaba contaminada. Tem ruído se o hamburguer é do Bobs (mesmo flipado) ou se é uma lanchonete nova de shopping. Acaba sendo um testemunhal de oportunidade. No lugar da Eva Wilma, colocaram alguém mais novo. Na verdade, não consigo imaginar as consumidoras de hamburguer do Duboi (donas de casa) identificadas com o Pânico. Pra ser sincero, não curti. Mas o Renato Queijinho, lá no fundo, tá bonito. Hehehehe
February 3rd, 2010 at 5:29 pm
Bingo, Bittencourt! Concordo plenamente com você. Como atitude criativa, parabéns a Bolero. Como ideia em si, vazio e confuso.
February 3rd, 2010 at 5:42 pm
Concordo com o Bittencourt.
Queijinho ta bonito lá!
February 3rd, 2010 at 7:29 pm
Caro Bittencourt,
Não vejo nenhuma relação entre este comercial e os comerciais brilhantes da Pague Menos com a Eva Wilma que você fazia, mas vindo de um professor que lamentalvelmente fala mal de algumas agências do nosso mercado em pleno sala de aula, não é de se estranhar este comentário. Primeiro seria legal numa ação com um pequeno número de pessoas, mas se for para um meio que atinge milhares de pessoas não é bom. Não entendi? Também não lembro a última vez que pedia a minha mãe pra comprar hamburger, pelo que sei carne de hamburger é comprado e consumido por pessoas de todas as idades. Não sei se na sua agência você tem pesquisa, mas se você checar o que nos revela o TGI-TARGET GROUP INDEX (IBOPE) e o GALILEO (IPSOS/MARPLAN) você vai constatar que acertamos em cheio o heavy-user e comprador de hamburger. Que fique bem claro, eu também não tenho nada contra você nem contra a Ipsilon, apenas pensamos diferente,
e eu costumo pensar e programar ações para meus clientes trazendo resultados alicerçados em pesquisa.
Torço que um dia minha agência alcance o sucesso da sua.
Abraços,
André Mota.
February 3rd, 2010 at 7:31 pm
Bittencourt. E quem não tem?
February 4th, 2010 at 9:24 am
PAra os que reclamaram ou criticaram, devem fazer parte daqueles: “Porra! Pq não pensei nisso antes!”. Foi uma sacada bacana, tá irado. Parabens a todos da Bolero.
February 4th, 2010 at 10:08 am
Eu concordo com o Bittencourt.
E é muito bom saber, André, do embasamento do briefing.
Porém, parafraseando o Bittencourt, acho que a peça não ficou impactante como um viral, porque tem cara de propaganda de TV. E nem um VT impactante, porque tem cara de viral.
Enfim, mas o que me deixou mais confuso… é que, ao ver o vídeo, eu estava pensando que DUBOI fosse uma nova rede de lanchonetes, mas pelo que li no comentário do André é uma marca de hamburguer de supermercado. E não lembro de ter visto jovens comprando hamburguer no supermercado – sempre vejo mães, donas de casa ou até as domésticas.
Fica a dica. Isto não estraga a campanha. É apenas um toque do que pode gerar este ruído.
Mesmo assim, parabéns pela iniciativa!
February 4th, 2010 at 10:47 am
Posso falar que não gostei, pelo menos?
February 4th, 2010 at 11:01 am
Pesquisando aqui no velho Google, achei que a Duboi fica é uma fábrica de fica na Barra do Ceará. Muito prazer, seu Duboi, eu não o conhecia. Quando eu for comer em qualquer lanchonete – ou mesmo no Bobs ou Kalzone (dá pra ver que é lá, não adiantou flipar as imagens), vou exigir que a carne do meu hamburguer seja Duboi.
Gente, vamos falar sério. O comercial é uma jóia. Muito bem bolado, mas foi para o cliente errado. Eu pensei que fosse um comercial de cadeia de lanchonetes. Não tem NADA que diz que é uma FABRICA DE HAMBURGERS. Comparem com filmes similares e vocês verão que esse ruído não acontece. A própria marca da Duboi pare com a do Bobs, o que aumenta a confusão.
E, gente, isso NÃO foi uma ação. Se existe algo a ser veiculado, seja na TV ou na Internet, isso deixou de ação para ser um comercial qualquer. A própria maneira como foi feito, com a câmera seguindo o personagem, já destrói a “realidade” proposta. Vejam ações como a da Vodafone – guardada as respectivas diferenças de proporção – e vocês entenderão a diferença. Pronto. E tem mais, quem é que, mesmo sendo um profundo conhecedor de carnes de hamburguer e sabedor da diferenciação de fabricantes apenas pela degustação, vai saber a diferença de carnes e conhecer um fabricante só pelo paladar? Mesmo um louco como o Fã não teria esse gosto apurado. Se fosse feito esse filme aonde acontece a VERDADEIRA intenção de compra – atestada pelas pesquisas que o André Mota usou – saberia que o cenário deve ser o SUPERMERCADO e não em frente a lanchonete do BOBs.
E quem diz que isso NUNCA foi feito, que veja mais comerciais, ok?
Agora, André, você foi extremamente indelicado no final do seu comentário. Ficar reclamando da qualidade das produções da Pague Menos foi reclamar do mercado como um todo. A Advance, assim a Ipsilon, Mota, Acesso, SG Propag, 333, Slogan e tantas outras agências dessa cidade, lutam para fazer produções de qualidade. Se erram ou acertam, faz parte do jogo. Nem você pode se colocar acima de todos. Mas, falando especificamente dos comerciais da Pague Menos protagonizados pela Eva Wilma, você os acha tão ruins assim, perdoe. Assim como você, eles tentam.
Quem sabe um dia a Advance será tão grande como a Bolero, não é mesmo?
February 4th, 2010 at 11:08 am
É isso ai Carina. É mais fácil procurar erros que tentar fazer algo diferente. Ficou massa! Parabéns Bolero.
February 4th, 2010 at 11:15 am
Continuo gostando da idéia de trazer “o fã”.
Mas quando vi a primeira vez achei que se tratava de uma lanchonete nova, por estar numa praça de alimentação.
Agora fico com a impressão que o Bob’s usa hamburgueres DuBoi.
Mais vale pela ousadia da Bolero.
February 4th, 2010 at 11:20 am
E se pensarmos como nossos amigos?
Gorila da Cadbury: Marca de Baterias ou chocolate?
e o outro da cadbury? oq seria? sobrancelhas?
Sony Bravia Balls: Bolinhas de Borracha ou uma tv?
Axe Destiny: Agência de Relacionamento ou desodorante?
Calça jeans wrangler: calças jeans ou oq?
e por ai vai..
Vamos vender chocolate, êêêêê.. um monte de gente comendo chocolate.. isso é o obvio.
Vender roupas? urruooww.. coloca as meninas vestidas em um cenario lindoo..
Sair do formatinho as vezes é bom.
February 4th, 2010 at 11:28 am
Eu adoro quando um comercial foge do formato padrão.
Mas esse não é o caso.
Como foi dito acima, tem ruídos.
Comparar esse comercial com os da Bravia, Axe, Jeans Wrangler é demais, não acham.
Acho que esse comercial é bem interessante. Mas confunde um pouco aonde não deveria fazer confusão nenhuma.
Afinal, mexer com o dinheiro dos outros é coisa séria.
Menos, meu povo, menos…
February 4th, 2010 at 12:02 pm
Caro Jayme Neto e Silvio césar,
Permita-me ajudá-los a clarearem a confusão pela qual vocês estão passando atraídos que foram pela gravidade desastrosa do buraco negro que o tendencioso comentário do Bitencourt gerou.
Não discutirei aqui a questão criativa, pois não vou entrar nesse nó de górdio gerado por raciocínios dos que sem coisa melhor para dizer preferem a via fácil dos trocadilhos, tal qual “não é propaganda porque é viral, não é viral porque é propaganda”. Pior ainda daqueles que sem criatividade nenhuma entendem que um fábrica de hamburger só pode fazer comercial dentro de um supermercado. De qualquer forma essa não é a minha seara.
Importante é que as manifestações de vcs. como a do Bitencourt, estão colocando em xeque questões que precisam ser clarificadas para que outros não sejam também induzidos ao erro.
Como profissional de mídia só posso lamentar profundamente que as pesquisas e os estudos do IBOPE e da MARPLAN estejam sendo reduzidos a pó em nome de observações empíricas e percepções simplórias de quem de vez em quando passeia dentro de um supermercado.
Mais ainda que uma emissora de televisão e um programa como o Pânico tenham seus valores discutidos sem defesa.
Um programa que tem 64.630 telespectadores em Fortaleza, cujo a faixa etária deste público tem 80% entre 12 e 49 anos, 54% entre 18 e 49 anos, será que nenhum destes vão ao supermercados e fazem compras, ou como está se discutindo não são decisores deste consumo? Outros 31% estão entre 4 a 17 anos, portanto não são estes também influenciadores da compra?
Rendo-me aos números e pesquisas do que ficar colocando chifre em cabeça de cavalo.
February 4th, 2010 at 12:13 pm
Kubruuuuuussssssly!!!
Penso do mesmo jeito. Fábrica de Hamburger? Faz um close, com alfaces caindo, queijo derretido, molho com cor vibrante. Pronto, isso sim é filme de hamburger.
Agora, um cara louco, grintando… Não, isso não…
Abração mah!
(2ª tentantiva de comentário)
February 4th, 2010 at 12:28 pm
Oi, Caio.
Seus dados continuam sem contribuir. “Será que nenhum destes vão ao supermercado?” – essa deveria ser a resposta de uma pesquisa, não? Afinal, deduzir que vão ao supermercado, é o que se chama de conhecimento empírico. Eu pensei que as pesquisas usadas envolviam comportamento do consumidor e não apenas audiências de programas.
Em momento algum questionei a criação da campanha. Questionei o formato – e quando questionei NO MÁXIMO o formato, não foi o ‘não é propaganda, pq é viral…’, mas tem “cara de propaganda”. Mesmo assim isto não é desmerecedor.
O que comentei mesmo foi o ruído que tive. E aqui quero aproveitar para responder ao Jorge:
Excelentes exemplos que você citou. Afinal, são trabalhos excelentes. Mas acho que você deve assisti-los novamente, porque eles terminam com packshot – JUSTAMENTE para evitar qualquer ruído. Ao final desses virais da Cadbury aparece o chocolate. Ao final do comercial da Sony Bravia – além de um conceito MUITO forte justificando o vídeo, assina também com uma TV.
Isso para não dizer a força que as marcas citadas possuem.
Essa sua comparação foi excelente.
February 4th, 2010 at 1:09 pm
Depois de ler troca de elogios de quem faz o mercado cearense ser a grande beleza que é, da Eva Wilma ao ‘Férias é no Ceará’, venho aqui com meus humildes comentários. Não simpatizo com ninguém que falou nada até agora. Na verdade, acho que a maioria dos comentários, sobretudo elogios, são fakes.
Mas vamos lá. Acho que não precisa recorrer a nenhum instituto de pesquisa ou a senso comum para enxergar alguns ruídos dessa peça:
1) a marca Duboi é conhecida? Alguém sabe do que se trata? Pra mim, ela está na base da pirâmide da percepção da comunicação. Ou seja, nível zero de awaraness. Comparar essa peça com Gorila da Cadbury é muito inocência, além de uma pretensão criativa pra lá de exagerada. A marca de chocolate é conhecida por 100% dos ingleses e não precisa repetir quem ela é ou o que o chocolate tem. Isso não é opinião minha, é do diretor de marketing da empresa.
Ah, e por ser tão conhecida a marca pôde se dar o luxo de fazer um comercial puro conceito, que fala de prazer diário. E que rendeu outros dois comerciais.
2) anunciar marca de hamburguer em frente a uma lanchonete real é um ruído pra lá de grande. Digamos que o hamburguer do Bob’s seja Duboi. O comercial explica isso? Pra mim e pra quem eu mostrei não ficou muito claro. E o negócio complica ainda mais no final do vídeo, quando vem aquela marca e você pensa: que diabo foi isso?
3) isso é um comercial, um vídeo de Youtube ou uma ação no shopping? Ele quer ser big brother, mas é tão armado que fica parecendo mais aqueles testes de fidelidade.
Enfim. Isso é o que eu acho. Se Ipsos ou Ibope concordam comigo, não sei. Na verdade, nem me importo. Se você só tiver números, você não tem nada. Tem que ter uma ideia, na pior das hipóteses, competente.
February 4th, 2010 at 1:35 pm
Como já dizem, gosto é que nem cu-elho.
Talvez a Bolero se destaque por pensar que propaganda de hamburgueres não devam, única e exclusivamente, ser feitas em supermercados com a família feliz e a criança chata pedindo pra mãe comprar. Talvez…
Eles com certeza merecem respeito pelo que fazem pela publicidade nacional.
Contudo, o VT não é do meu agrado.
Pra mim, e eu quis dizer PRA MIM, não funciona. Não para a marca do hamburguer. Se este não der certo, ainda dá pra vender pro BOBs.
Como não assisto TV, acho que não faço parte do público alvo.
February 4th, 2010 at 1:58 pm
Silvio agora que o mercado tá esquecendo a besteira que tu falou anos atrás no tanomeio, tu começa a falar asneira denovo. Fica na tua cara, tu acaba perdendo teu estágio. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
February 4th, 2010 at 2:02 pm
Este é disparado o melhor comercial de tv já postado neste blog.
Parabééééééééééééééééééééééééééééns Bolero.
February 4th, 2010 at 2:24 pm
É, pensava que só eu que não tinha identificado o produto corretamento, que tinha pensado que era uma lanchonete e que só eu tive que ir no Google pra descobrir o que era o DuBoi.
Triste é ver um dos donos da “idéia ousada criativa” defendendo cegamente seu comercial. Jorge disse: “Me desculpe Pedro, mas o conceito está explícito no comercial… Não concordo que nenhuma peça publicitária necessite de tantas legendas. Ela deve ser entendível por si só..”
Tok tok, tem alguém do planejamento aí? Alow? Tok tok, tem pesquisa aí? Tok tok, tem preocupação e gosto de receber críticas pra melhorar o produto do cliente?
Claro, como comentei anteriormente, a falta de informações do conjunto não dá condições para criticar a propaganda da DuBoi. Podemos sim, avaliar a peça exclusivamente. Mas as vezes me pergunto: “Mas pow, se for divulgado no comercial do Pânico na TV”, “Se for só a primeira”, “Se tiver um puta planejamento por trás”, “Pode ser um início de um reposicionamento”… por mas que eu ache difícil né. Mas não custa nada pensar nas possibilidades antes de sair apontando o dedo. Muitas vezes, peças isoladas da campanha são uma bosta, mas forma um todo… sou esperançoso. Enfim… já comentei sobre isso…
Mas odeio a forma como os criadores(não quero generalizar, mas muitos que vejo por aqui) recebem as críticas e defendem por todas maneiras suas peças e enche a boca pra dizer “Me desculpe, mas o conceito está explícito no comercial… Tchau”.
E assim continua um campo de batalha entre sugestões e críticas consideradas como ofensas “a minha propaganda”. Engraçado ver a galera escrevendo e dizendo “nada contra a Bolero viu”, “nada contra fulaninho”… negoço é tão brabo que a galera fala como se tivesse num campo minado, hehe
Muito já li, pouco falei por aqui. Mas fica a visão do que poderia ser um campo de discursões, de pesquisa, de idéias.. dos criadores ouvirem sugestões de publicitários pow e receber, abraçar, se preocupar, “pow, se monte de publicitários estão comentando isso é porque aí tem, pode melhorar, talvez uma legenda no final, em baixo do hamburguer, um slogan por escrito… valew galera, iremos ver isso sim.”. Quem sabe ir lá e adequar a propaganda, postar aqui pra teste…. Já disse né que sou esperançoso, pois é. =D
February 4th, 2010 at 2:34 pm
Rendo-me aos números também. São eles que, as vezes, fazem a gente tomar decisões erradas também.
Quando sugeri que o perfeito cenário pra aquela “ação” deveria ser o supermercado, pode ser que não seja o lugar correto, mas COM CERTEZA não é de frente ao Bobs. Faltou um pouco de bom senso. Só isso.
Erros são cometidos. Normal.
AGORA, VOLTANDO AO BRIEFING, o que está em questão, Sr. Quinderé, não é se o Pânico tem audiência ou não, se o Pânico tem “64.630 telespectadores”, ou se “cujo a faixa etária deste público tem 80% entre 12 e 49 anos, 54% entre 18 e 49 anos, será que nenhum destes vão ao supermercados e fazem compras, ou como está se discutindo não são decisores deste consumo? Outros 31% estão entre 4 a 17 anos, portanto não são estes também influenciadores da compra?”. Acho ótimo, bom pra eles. Mas o que eu estou PONDERANDO aqui é COMO ISSO FOI FEITO.
Do jeito que foi feito o video – que foi muito massa, bem feito, meus parabéns – POSSUI RUIDOS. Só isso.
Tá explicado agora ou eu, já que não possuo “criatividade nenhuma”, preciso explicar mais?
February 4th, 2010 at 2:38 pm
Pelo tamanho do debate, dá pra ver que a peça é muito boa.
Parabens Bolero.
February 4th, 2010 at 2:56 pm
Pedro,
Você está certo, essa peça não é isolada e tem uma série de anúncios, ações em pdv e fora deles para completar o raciocinio e responder a dúvida q todos tiveram ” quem é duboi?”. Quanto as marcas, você tem razão, esta versão não é final e sim uma prévia para o rafiado, elas estão passando por um tratamendo de 3d e leva tempo pra concluir. Esse é meu último coment nesse post. É triste ver que mercado cearense prefere ficar com bate-boca tentando diminuir o trabalho do outros (não é seu caso) com essa troca de ofensas em vez de torcer para um bom resultado da terrinha.
Mas é isso aê. Critiquem o que eu fizer, só assim posso saber pra onder crescer.
Abraço
February 4th, 2010 at 3:20 pm
Pessoal, vamos ficar de boa.
Vamos sair todo mundo, sentar num barzinho, tomar um leite!
February 4th, 2010 at 3:25 pm
Hahaha. O último porre que me lembro do Thomaaz (se é o Thomaz que conheço), a piscina era toda dele!!
February 4th, 2010 at 3:28 pm
Boa Thomaz.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
February 4th, 2010 at 3:31 pm
Ninguém quis diminuir o trabalho. O Bittencourt só quis dar a opinião dele. Agora se você não aceita críticas, errou o blog. No lugar de rafiado, manda pro elogios.com.
February 4th, 2010 at 3:36 pm
Mas Kubrusly,
esses materiais de ponto de venda que você fala vão ficar expostos aonde? Queria saber…
February 4th, 2010 at 3:45 pm
Como criativo, gostaria de opinar também. Bom, vamo lá, quando vou criar qualquer coisa, além de privilegiar um planejamento pensado antes disso, procuro nas minhas peças buscar verossimilhança. Se conto uma história, nesta procuro amarrar todos os elementos. Acho inclusive que nossa profissão exige isso, esse cuidado com os pequenos detalhes. E no caso da peça em discussão, entra meu questionamento: o VT tá vendendo carne de hamburguer dando sensação de que é lanchonete! Sei que tem muita gente que acha isso uma besteira, e que as pesquisas evidenciam, segundo o André Mota, que o comercial será um sucesso, mas não dá pra ver que isso tá confuso?! Putz, e olha, ao contrário de muitos, eu gostei do VT! Feito inclusive por um carinha que foi estagiário na minha agência e de quem gosto do trabalho. Enfim, quanto às arrogâncias do mercado, o que posso dizer é que hoje me considero feliz por trabalhar ao lado de pessoas que admiro e em uma agência que pode não ser a mais conhecida, mas que coloca na rua um trabalho de extrema eficiência e qualidade do qual me orgulho muito (e nossos clientes também). E torço muito para que meus amigos que também vivem de propaganda, e ainda não conquistaram isso, conquistem um dia.
February 4th, 2010 at 4:15 pm
Concordo com o Thomaz. Vamos tomar um leite pra não seros pegos nas blitz!
February 4th, 2010 at 4:17 pm
Davi pede desculpas a Golias.
Bem André, não criei os comerciais da Pague Menos com a Eva Wilma. Ela era contratada antes e, segui a orientação do marketing deles e continuei utilizando. Apenas citei como testemunhal de uma personagem, que como o Fã, estava em evidência por fazer um seriado na Globo com a temática saúde. Jamais imaginei que ganharia prêmio com aquelas peças. Me satisfez de, alguma maneira, ter contribuido para o crescimento da Pague Menos por todo o Brasil. Era apenas propaganda com objetivos mercadológicos, nem mais, nem menos. Então, não citei a Eva como referência criativa, apenas um estilo de propaganda que é utilizado largamente e, com certeza, tem grande resultado.
Quanto você achar ruim eu “falar mal” de peças da sua agência na minha sala de aula… Desculpe mais uma vez, minha culpa por ter uma vida dupla. Enquanto professor, sou pago para analisar o que o mercado produz. E, confesso, entro em sala de aula “pedindo desculpas” por vários comerciais que eu mesmo criei. Mas me enganei, não posso julgar o trabalho de ícones do nosso mercado, pessoas que estão para além do bem e do mal. Foi, talvez, ousadia. Devia ter calado e celebrado como boa parte dos profissionais locais costuma fazer. Mas, como você bem apontou, não sou muito bom nisto, costumo pagar pela sinceridade.
Esclarecendo, na minha agência, como na maioria das pequenas agências de nosso mercado, temos alguns clientes que nos permitem ter pesquisas ou mesmo realizá-las. Não é muito fácil, é verdade, você deve lembrar como é ser um pequeno empresário pelas muitas andanças que já teve na vida. Temos, entretanto, opiniões diferenciadas quanto a escolha das mídias. Mesmo utilizando dados iguais, sabemos que podemos optar por diversas estratégias – e investimentos – para falar com o mesmo público.
Mas, como disse, apenas discordei da estratégia da peça. Que, segundo colocado no Rafiado, já estava finalizada. Agora, parece que não é bem assim. A peça é um viral, que está sofrendo umas alterações em 3D etc etc etc… Bem, vamos encerrar. Não é minha vontade brigar com ninguém.
Aos amigos que concordaram com a minha opinião, é bom saber que mais alguém pensa como eu. Isso é saudável. Não sou o dono da verdade. Apenas enxergo com outro olhar. Acho melhor deixar claro minha opinião, como você também o fez, que ficar de fofoquinha pelas costas, utilizando fantasmas para dizer o que se tem vontade e não coragem.
Sou alguém que sempre prezou pela ética e pela sinceridade. Não sei fazer de outro jeito. Posso estar errado, afinal, sou dono de uma pequena agência que procura estabelecer parâmetros diferentes. Acredito que trabalhamos para viver e não o contrário. Que as pessoas devem acreditar ser possível encontrar vida fora da agência e, por incrível que pareça, estagiário deve trabalhar meio expediente. Aliás, queria dar os parabéns ao Renato Queijinho. Aqui, na Ipsilon, ele já se revelava um garoto de talento. Que bom que pode ser aproveitado por uma grande agência. Crescer é isso.
Caro André, sempre admirei você e seu trabalho. Não todos, é verdade. Mas, nem o Pelé conseguiu fazer todos os gols que tentou. E, apenas para botar mais lenha na fogueira, se você continuar assim, pode ser que sua agência alcance o sucesso da minha.
Um forte abraço,
Carlos Bittencourt
P.S.: Sou fã do Silvio César. Ele sempre sabe como chacoalhar o mercado.
February 4th, 2010 at 5:32 pm
O Bitten, como sempre, com respostas sinceras e bem escritas. Diferente de muita coisa que vejo por aqui.
E esse Silvio é bom mesmo. Se esse cara fala asneira, asnos são os que não entendem…
February 4th, 2010 at 6:03 pm
67 comentários, só a Bolero faz para você!
Pô, kenzo, bacana o espaço, por mais que seja em comentários, é massa estar fazendo a galera discutir, debater e bater-boca, até porque publicitário é bixo cheio dos EGO.
Ah, concordo com o Thomaz,
bebam leite!!!
February 5th, 2010 at 8:21 am
A peça, como já havia dito antes, é boa. Tem ruidos? Tem! Mas ainda assim é boa. Parabéns bolero.
Agora, sobre o último parágrafo Bitten: GENIAL. Como sempre.
Abraços pra todos. Bila.
February 5th, 2010 at 11:02 am
Se quiser filtrar os comentários mais sensatos e inteligentes leiam apenas os de Carlos Bittencourt e Pedro Breckenfeld. O resto, na sua maioria é só ofensa e não faz ninguém crescer com isso. Nosso mercado já é tão pequeno e discriminado no resto do país que me causa estranheza os profissionais se tratarem como arqui-inimigos. Gente! o que é isso? Trabalhamos todos na mesma área, temos que nos unir e não ficar nessa guerra. Por isso que o mercado de Fortaleza não cresce e não realiza na mesma proporção que outras cidades do nordeste. E o pior, tem perdido grandes contas para agências de outros Estados. Continuem assim, ofendendo e não aceitando críticas que daqui a uns anos veremos no que vai dar.
February 8th, 2010 at 11:12 am
Gostei bastante, porém…
Eu, como bom comedor de hambúrguer, moleque, telespectador do pânico, conhecendo o personagem e achando engraçado sua proposta.
Já tinha vestido a minha blusa e a minha chinela (eu já estava de bermuda), para ir no shopping mais próximo comer na nova lanchonete.
Mas não encontrei essa lanchonete…
(apesar de ser apenas um estagiário de publicidade, eu sou o público-alvo né?)
As criticas são feitas para ajudar e acrescentar, agora basta quem fez querer enxergar e corrigir o “erro”.
Mas parabéns a Bolero por sempre está inovando e arriscando sem medo.
O impacto do comercial foi bom, vou pedir para minha mãe comprar. hehehe
February 9th, 2010 at 3:40 pm
para quem assiste programa panico na TV, nao existiu ideia melhor no sentido piada. eu ri muito…e, sinceramente, gostei. juro que divulguei para todo meu mailing – no objetivo de torna-lo o tao sonhado viral (talvez). nao tive paciencia de ler as opinioes alheis para nao me deixar influenciar…rs…portanto, gostaria de fazer uma pergunta: por que a ultima cartela do vt é um sanduiche com pao, carne, queijo, tomate e alface?
March 16th, 2010 at 1:56 pm
E tome peia!